A importância da rádio escolar
A rádio escolar está diretamente relacionada com a utilização da mídia rádio
no desenvolvimento da aprendizagem e da transformação dos professores e alunos da
condição de consumidores da informação à categoria de produtores.
É uma oportunidade dos alunos, em particular, exercerem a criticidade em
relação aos conteúdos informativos transmitidos pelos órgãos midiáticos em
geral. Assim, a rádio escolar não é apenas um mero instrumento para enviar
recados e colocar música, especialmente, aquelas de gosto duvidoso.
A rádio escolar pressupõe a elaboração de programas, geralmente educativos,
em que a aprendizagem se dá durante sua elaboração e não depois de prontos. Isto
significa um trabalho de equipe em que o aluno aprende, desde já, a ouvir, falar,
julgar, respeitar, decidir, colaborar e acolher as decisões majoritárias, em
que a gestão coletiva e democrática dos recursos, da programação e do
saber-fazer sirvam para que a rádio escolar represente a totalidade dos
envolvidos na escola e contribua para o pleno exercício da cidadania.
Nesse contexto, a pesquisa, a escolha das técnicas para a realização dos
programas (entrevistas, rádio teatro, jingle, spot, enquete, reportagens, etc.),
das músicas, do formato, etc. fazem parte da aprendizagem do aluno, considerando,
assim, que seu desenvolvimento acontece durante a realização desses programas.
Dessa forma, reveste-se de grande valor a rádio no espaço escolar, não
somente porque forma, além de estudantes críticos e conscientes, mas técnicos
em edição de áudio, eventualmente de vídeo, caso exista blog ou site, locutores,
redatores, intérpretes, técnicos de som, etc., proporcionando assim,
oportunidades de emprego ou de início de aprendizagem voltada para o mercado de
trabalho.
Conclui-se que a rádio escolar não tem como objetivo a formação de
radialistas, mas a apropriação dos instrumentais da mídia. Não focaliza apenas
momentos de lazer e entretenimento, mas a construção da cidadania e o
engajamento em projetos colaborativos para a melhoria das relações sociais em
que a discussão sobre temas como sexualidade, saúde, meio ambiente,
preconceito, finanças, política, administração, esportes, etc. seja fomentada
como forma de minimizar ou erradicar a alienação e a apatia estudantis.
Além disso, a rádio escolar visa a promoção e a socialização entre os alunos, a ampliação do universo vocabular, a valorização da programação radiofônica, proporcionando a consciência crítica, a percepção auditiva, a concentração, as diferenças de linguagem e a socialização de saberes.
Além disso, a rádio escolar visa a promoção e a socialização entre os alunos, a ampliação do universo vocabular, a valorização da programação radiofônica, proporcionando a consciência crítica, a percepção auditiva, a concentração, as diferenças de linguagem e a socialização de saberes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário